Resenha: Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado da Luiza Trigo e Klara Castanho

by - março 23, 2017

Oi gente,
Como vocês podem ver o livro é extremamente fofo. E para quem ainda não leu nada da autora Luly Trigo e quer conhecer. Recomendo que comece por esse livro. A Klara Castanho está mais que de Parabéns por começar no mundo da literatura agora, e arrasar com uma história maravilhosa como essa. Quero que peguem a pipoca ou se sentem, porque esse livro vai arrancar suspiros de vocês.

Autoras:  Luiza Trigo e Klara Castanho
Ano: 2017 
Páginas: 384
Editora: Arqueiro
Leia a um trecho Link
Sinopse: Um ano depois, inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito, Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”. Klara adorou. Assim surgiu a história de Giovanna, uma garota que acaba de se mudar com a família para São Paulo e que, de quebra, precisa encarar os dilemas da adolescência. Obedecer sempre aos pais controladores ou se aventurar em busca de independência? Ignorar suas convicções para andar com o grupinho popular do colégio, ou isolar-se com a amiga tímida e solitária? Viver um grande amor e perder o amigo, ou contentar-se com a friendzone?
O resultado disso tudo são situações e personagens coloridos e autênticos, já que suas dúvidas, erros e acertos foram inspirados nas vivências das próprias autoras. E isso mostra um pouco do motivo pelo qual elas compartilham a paixão pela leitura: com ficção podemos exprimir grandes verdades.


Giovanna (ou Nanna, como ela prefere ser chamada) saiu de Campinas com seus pais e foi para São Paulo. Os pais dela tem uma agência de modelos, e estavam expandido os negócios. Nanna desde de pequena pensava em se mudar, e respirar novos ares. Mas não desse jeito, tudo tão repentino...

Como toda garota da sua idade, ela estava no ensino médio. E tinha planos e imaginava como tudo seria, agora ela estava perdida e tudo era novo; Casa, Professores e Amigos (já que os seus amigos, eram os primos). 
No primeiro dia de aula, ela conseguiu ser amiga de uma menina chamada Giselle, uma garota tímida, inteligente, super meiga mas solitária.

Ela também conhece Miguel, lindo e descolado. Que faz parte do grupo mais descolado do colégio. Ela briga com Giselle, e passa a ser a nova amiga da menina mais descolado do colégio, que tenta colocá-la no seu grupo de amigos. Para se enturmar, ela passa a fazer coisas com os amigos, coisas que não fazia e antes. Como mentir e matar aula.. 

Seus novos amigos, são muito diferentes dela. E ela sabe disso.
Quando chega em São Paulo os seus pais a presenteiam com uma cachorrinha. Já que ela tem uma paixão por essas fofuras de quatro patas. Em uma de suas caminhadas diárias com a sua nova mascote, ela conhece seu vizinho, Henrique. Todo o momento, Henrique é um fofo com ela. E acabam sendo melhores amigos, ela conta tudo pra ele e pede conselhos (e vice-versa)

Ela acaba se apaixonando por Henrique e fica atraída por Miguel. E fica totalmente dividida. Ela gostava da amizade da Giselle, mas queria ter uma vida igual dos descolados. Queria ter um pouco mais de liberdade, mas os seus pais são super protetores...


Aqui encontramos, além de um romance fofíssimo, reflexões sobre relações familiares e de amizade. Encontramos também personagens que não são perfeitos, que estão em fase de crescimento pessoal. Eles estão em constante processo de aprendizagem sobre como lidar com os enfrentamentos da vida e nos ensinam muito com isso.

A narrativa em primeira pessoa dá voz aos dois personagens de modo a nos aproximar dos seus anseios, medos, dúvidas e indagações. Certamente, a maioria dos leitores poderão se identificar com a protagonista ou personagens secundários, principalmente, em relação às suas angústias e decisões que são tomadas em determinada fase da juventude.


Antes de finalizar essa resenha, tenho que mencionar o quão bonita é a diagramação, a lombada é muito fofa sendo listrada, o efeito que dá é incrível, além disso me apaixonei pelos detalhes de início de capítulo e página, Playlist (em alguns capítulos) e das Mensagens trocadas que são colocadas em balões.

Amei a escrita de Luly e da Klara. É leve, cativante e você não consegue parar de ler. É o primeiro livro que leio da autora, e com certeza lerei mais! Vejo facilmente Meu Jeito Certo de Fazer Tudo Errado se transformando em filme.
Recomendo todos lerem o livro. Mesmo sendo voltado para um público mais juvenil, não vejo problemas em indicar a todos. Espero que tenham gostado e comentem aí em baixo se gostaram ou não do livro.

Você também pode gostar:

22 comentários

  1. Oi, Alice!
    Confesso que estava com um pouco de preconceito com o livro, mas pelo que li da resenha ele iria me agradar e muito
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Essa é a segunda resenha que leio hoje desse livro, e os comentários despertaram muito a minha atenção, especialmente por parecer ser uma leitura tao carismática e leve. Ja conheço a escrita da Luiza e a admiro muito. A klara deve se destacar bastante também. Ja quero ler logo!!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Tem tempos q estou procurando um livro com um leitura leve ando hiper emotiva e chorona rsrs e acho w pela tua resenha encontrei rsrs .Amo livros juvenis e a lombada é capa deste me conquistou de primeira saber q eel tem playlist tbm mexeu comigo porque é um dos meus mais novos vícios nos livros a primícia deste me interessou demais!Vou procurar e comprar

    ResponderExcluir
  4. Oi Lissa
    Conheci a Luiza Trigo e sua mãe na Bienal do Livro ano passado, as duas são muito simpáticas.
    Quero muito ler este livro. Adorei o título, a diagramação, e a capa. Arqueiro arrasou nesta edição!
    Apesar de adulta, adoro ler livros juvenis e infanto-juvenis. Gosto muito de intercalar as leituras mais pesadas com estas mais leves. Isso dá fôlego às leituras e é muito bom!
    Gostei muito do seu post e das suas fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tudo no livro me interessa, a começar do titulo que me pareceu bem original. As fotos que você postou me deixaram ainda mais empolgada em ter o livro na estante, mas com certeza, essa história deve ser uma delicia de ser lida e é por este conteúdo que meu coração está batendo alto. Quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler outra resenha desse livro e também é positivo, haha.
    Eu não fiquei interessada em lê-lo, mesmo que aborde assuntos importantes e que também dê espaço pros personagens secundários (algo que sempre me chama atenção), não é algo que me interesse ler, pelo menos não no momento.
    Eu ameeeeeeeei suas fotos! Arrasou! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. OI Alice,
    Inicialmente este livro me chamou atenção pelo título e capa, mas depois que vi a autora desisti. Muito menina, pensei. Pré conceito bobo. Vi uma entrevista dela sobre o livro e me encantei. Sua resenha só me fez ter certeza disso.
    Quero ler em breve.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que bom que essa leitura tenha te agradado e que você a recomende.
    Já li algumas opiniões e gostei muito da premissa dele. A edição está maravilhosa e fiquei me perguntando como vou me sentir com as reflexões que esse livro traz.
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Acabei de ler uma resenha sobre o mesmo livro, e antes não o conhecia! :) Fiquei novamente curioso com a leitura...

    Realmente, a diagramação parece um capricho, e acho ótimo que ate a escrita te leve a não largar o livro, e faca a leitura leve! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Acredito que seja um excelente livros para jovens que estão passando por essa fase de descoberta de si mesmo, de se encontrar, ainda mais com esses temas abordados como relações familiares, amizades e escolhas. Apesar de ser um livro que não combina mais com meu gênero de leitura, achei bem interessante e o trabalho gráfico dele está maravilhoso. Fico feliz que a leitura tenha te agradado tanto ^^ ótima resenha e lindas fotos ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alice tudo bem?

    Confesso que quando vi esse lançamento meio que torci o nariz sabe? por ver muito livro de youtube por ai acreditei que esse seria do mesmo estilo, mas a sua resenha mostrou que não!

    Fiquei bem interessada pois pareceu ser bem fofo! Adorei!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hi baby, tudo bem? como disse em outro blog eu tenho um certo preconceito com livros de youtubers/ atores mas esse parece ter uma historia muito cativante, não sei se é uma leitura que eu faria agora mas futuramente farei com certeza

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Agora estou ainda mais ansiosa para poder ler esse livro. Tá todo mundo falando sobre ele, né? Só tô com um pouquinho de medo de não gostar, esses livros (de romance adolescente) trazem uns personagens tão imaturos. Mas vou embarcar mesmo assim. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alice

    Eu tenho que concordar com você sobre a diagramação, é realmente muito bonita! Eles capricharam mesmo!
    Eu tenho certeza que se tivesse uns 15 anos a menos eu iria adorar esse livro, mas já faz um bom tempo que não me identifico mais com infantojuvenis... tanto que coloquei meu sobrinho para resenhar o gênero no meu blog! Hahahahh
    Mas tenho certeza que os mais jovens vão se beneficiar muito com a história, ainda mais por ela abordar as relações familiares e a amizade.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Alice. Tudo bem?
    Acabei de ler uma resenha sobre o livro e fiquei muito feliz ao conhecer novos detalhes sobre a história por meio da sua resenha. Com a primeira resenha já tinha gostado de mais da história, depois de ler a sua resenha, tenho certeza que amei. Acho que esse livro deve ser um daqueles que faz a gente voltar no tempo, né? Reviver a adolescência, os tempos da escola. Com certeza, eu vou ler livro. Obrigado pela dica, adorei.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Acabei de ler uma resenha sobre isso livro e agora ao ler a sua fiquei ainda mais encantada com toda essa trama. Realmente, a diagramação está maravilhosa e fiquei morrendo de vontade de comprar e ler a obra também, porque adoro dramas adolescentes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já li muitas resenhas desse livro, sempre são bem positivas e como eu tinha comentado em um outro blog, eu achei esse enredo um pouco superficial, mas talvez porque não seja muito o meu gosto. Mas eu resolvi colocar ele na minha lista e tentar ler, porque sei lá, posso acabar sendo surpreendida, ainda mais que todo mundo acha ele super fofo hahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Oie que bacana saber que é um livro fofo, interessante e que aborda os diferentes tipos de relações. Eu inicialmente não leria esse livro,mas com as impressões positivas que tenho encontrado nas resenhas, tenho ficado a fim de conhecer.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    eu adorei sua resenha e também me apaixonei pela edição do livro, está muito bem trabalhada. O livro é super agradável e gostoso além de conter mensagem legais para adolescentes, apesar de ser juvenil, é uma leitura recomendada mesmo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Não sou muito fã dessas tramas adolescentes, mas acho que são super válidas, principalmente para que os jovens percebam que não estão sozinhos e que muitas pessoas se identificam com seus problemas...
    Acho que todos nós passamos por situações parecidas com as de Nanna, como dificuldade em se enturmar, conflitos entre amigos, bullying e etc.
    Além disso, é importante mostrar a questão da influência dos amigos, que muitas vezes pode ser negativa, mas que faz parte do nosso amadurecimento.
    Gosto quando podemos nos identificar com os protagonistas hehehe
    Quem sabe se sua ideia sobre ele se transformar em filme se concretizar, eu acabe assistindo hehehe
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Vi outras resenhas desse livro e já estou apaixonada por ele.

    Esse livro prova como o meio em que vivemos pode influenciar nosso comportamento, né? Bem ao estilo de Meninas Malvadas, ahaha!

    A diagramação é realmente apaixonante, quero o livro só por ela já XD

    ótima recomendação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Li Meu jeito certo de fazer tudo errado e o livro realmente é de arrancar suspiros. Sempre passo longe de dramas adolescentes, mas este me conquistou de verdade, daqueles que a gente lê até escovando os dentes pra não largar hahahah a parceria entre as autoras deu super certo, espero que elas façam outros trabalhos juntos!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir